Esta com dificuldade para pegar no sono? Durante o dia se sente exausto mesmo dormindo muitas horas seguidas? Vamos te ajudar com um fator que pode estar lhe causando esses problemas: dormir com o celular no quarto.
Confira nesse post…
Celular no quarto: saúde do sono em jogo
É impressionante como um hábito aparentemente inofensivo pode ter um impacto significativo em nossa saúde e bem-estar.
Dormir com o celular dentro do quarto, além de ser uma prática comum para muitos, pode ser extremamente prejudicial.
Os malefícios vão desde a redução da qualidade do sono até o aumento dos níveis de estresse e a falta de foco durante o dia seguinte.
Exposição à luz azul
Ela é emitida pelos dispositivos eletrônicos, como smartphones, interfere diretamente na produção de melatonina, o hormônio do sono.
Estudos demonstram que essa luz pode retardar o início do sono e prejudicar o ciclo circadiano, dificultando ainda mais o descanso noturno. Resultado: demora para dormir e insônia.
Sobrecarrega o cérebro
O uso do celular antes de dormir sobrecarrega o cérebro, que deveria estar se preparando para descansar.
A sobrecarga de informações e a exposição a conteúdos estimulantes podem aumentar os níveis de estresse e ansiedade, dificultando ainda mais o sono e impactando negativamente a qualidade de vida.
Desenvolvimento da nomofobia
Outro aspecto preocupante é o desenvolvimento da nomofobia, o medo extremo de ficar longe do celular.
Levar o smartphone para a cama com frequência pode condicionar o cérebro a essa dependência, prejudicando ainda mais o sono e aumentando os níveis de estresse. Leia mais sobre fobias no post que fizemos sobre elas clicando aqui.

Benefícios ao deixar esse hábito
Apresentamos aqui bons motivos para deixar o smartphone longe do quarto. Confira!
Tempo para dormir!
O uso prolongado do celular tem causado problemas de privação crônica de sono em muitas pessoas, alterando seus horários biológicos e dificultando o adormecer.
Deixar o celular fora do quarto pode economizar preciosos minutos de sono, contribuindo para uma noite mais tranquila e revigorante.
Tempo para ler e sono qualificado
A luz de uma lâmpada não estimula o cérebro da mesma forma que a luz azul do celular.
Ler um livro antes de dormir pode ajudar a relaxar e a preparar o corpo para o sono. Além de que ler um bom livro é uma atividade muito prazerosa.
Prestar atenção no seu amor
Deixe o celular de lado durante momentos íntimos e concentre-se em seu parceiro.
A conexão pessoal é fundamental para relacionamentos saudáveis. Garantimos que seu relacionamento irá melhorar muito!
Menos tempo de radiação
Embora não haja evidências conclusivas sobre a relação entre celulares e câncer, é sabido que os dispositivos emitem radiação eletromagnética.
Reduzir a exposição pode ser uma medida preventiva valiosa.
Menos barulho, mais relaxamento
Manter o celular por perto aumenta a ansiedade por mensagens e notificações, prejudicando o relaxamento e interferindo na qualidade do sono.
Ninguém merece estar quase adormecendo e escutar um “prrrim” das notificações 🙄.
Adeus, mundo! Tempo para reflexão
Desconectar-se da tecnologia permite desfrutar do momento presente e cultivar momentos de reflexão e introspecção. Conecte-se consigo mesmo!

E como despertar?
Sabemos que um dos principais motivos das pessoas manterem o celular dentro do quarto é a função do despertador, o que causa um impasse com todos os benefícios que listamos acima.
Então, como resolver esse problema? Uma solução simples e eficaz é substituir o celular por um rádio-relógio ou despertador eletrônico.
Além de cumprir a função básica de despertador, eles não emitem luz azul e não oferecem as distrações que o celular proporciona.
Mantendo o celular a uma distância segura durante a noite, você reduzirá significativamente os impactos negativos do uso excessivo do smartphone.
Se você está pronto para melhorar sua qualidade de sono e reduzir o estresse, invista na sua saúde!
E você já parou para pensar como era a vida antes do despertador como o conhecemos hoje? Então veja essa história no post que fizemos sobre o assunto clicando aqui.
Compartilhe e deixe nos comentários a sua opinião. Tem dificuldade para deixar o celular? Comente!
Siga-nos nas redes sociais e inscreva seu e-mail abaixo para receber nossas novidades.